Para maiores esclarecimentos, envie-nos um email para multihealth.cooperativa @gmail.com.
A definição de cooperativa de acordo com o dicionário é: Sociedade cujo capital é formado pelos associados, não sujeita à falência, e que tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns em benefício de todos.
Em outras palavras, as cooperativas são associações de pessoas que possuem os mesmos interesses, organizadas economicamente de modo democrático, ou seja, esperam a livre participação de todos e respeitam os direitos e obrigações de cada membro, prestando serviços sem o intuito de gerar lucro.
As cooperativas são baseadas em alguns princípios. Dentre eles estão a gestão democrática e a participação econômica.
Com isso, todos os associados têm direito de votar e receber uma porcentagem do faturamento quando a cooperativa tem bom desempenho.
Sendo assim, podemos considerar que todos os membros da cooperativa são proprietários. Eles exercem esse direito na prática, especialmente durante as sessões da Assembleia Geral.
Portanto, são os cooperados que tomam todas as decisões na cooperativa. Além disso, são eles quem vão decidir os membros do conselho de administração e da diretoria, que serão os responsáveis por fazer a administração da instituição.
No que diz respeito as decisões diárias da cooperativa, como a contratação de pessoas e a definição de metas de negócios, por exemplo, são de responsabilidade da gestão executiva que é composta pelo presidente ou diretores executivos (que são selecionados pelo conselho de administração ou pela diretoria).
O intuito da constituição de cooperativas é melhorar a situação financeira de grupos específicos de pessoas e resolver problemas, necessidades e objetivos comuns que não podem ser atendidos isoladamente.
Em suma, uma cooperativa serve para ajudar seus associados a oferecer seus serviços e produtos com uma vantagem competitiva maior do que se trabalhassem sozinhos.
Elas possuem 7 princípios que permanecem os mesmos desde que a primeira instituição nasceu no ano de 1844, conforme veremos adiante.
Essas diretrizes fornecem direcionamento para todos os associados. Confira quais são abaixo:
Ser sócio cooperado de uma cooperativa traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Confira abaixo os principais benefícios de unir esforços através do cooperativismo:
Uma cooperativa é composta por pessoas e não pode haver limite de cooperados. Ela deve ser obrigatoriamente democrática, ou seja, todos devem ter poder de voto.
Além disso, as cooperativas não estão sujeitas à falência. E não é possível transferir quotas-parte a terceiros, estranhos à sociedade, mesmo que por herança.
Aprendizado e qualificação constante
Os trabalhadores dependem dos seus esforços e qualificam-se de modo a serem diretamente responsáveis pelo seu desempenho no mercado de trabalho, gerando profissionais de alta capacidade pelo interesse individual de desenvolvimento contínuo.ste item.
Redução de Custos em até 60%
O custo na cooperativa de trabalho é composto pela remuneração base do sócio cooperado, com o recolhimento de 7,15% de impostos e o adicional da taxa administrativa e benefícios – que variam de acordo com o próprio tomador de serviços.
Método de contratação legal
A contratação via cooperativa de trabalho é uma forma legal de profissionais exercerem atividades fim e meio em empresas, de acordo com a lei 12.690 do Código Civil Brasileiro.
Foque em seu negócio
As cooperativas de trabalho possuem diversos sócios cooperados em seu banco de dados com uma análise pontual para ser assertivo no processo de encontrar o talento que sua empresa busca.
Fazer parte de uma cooperativa pode ser uma ótima maneira de promover pequenas empresas e profissionais, aumentando assim a competitividade do negócio.
Fonte: Organização das Cooperativas Brasileiras
https://empresasecooperativas.com.br/cooperativas-tudo-o-que-precisa-saber/
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.